Widget Logic

Por WPChef
(182 avaliações)
Baixar
  • Versão:
    5.10.4
  • Última atualização:
    há 5 anos
  • Instalações ativas:
    mais de 100 mil
  • Versão do WordPress:
    3.0 ou maior
  • Testado até o WordPress:
    5.2.19
  • Versão do PHP:
    ou maior
  • Tags:

Hospedagem WordPress com plugin Widget Logic

Onde posso hospedar o plugin Widget Logic?

Este plugin pode ser hospedado em qualquer provedor que possua WordPress configurado. Recomendamos escolher uma empresa de hospedagem de confiança, com servidores adaptados para WordPress, como o serviço de hospedagem da MCO2.

Hospedando o plugin Widget Logic em um provedor de confiança

A MCO2, além de configurar e instalar o WordPress na versão mais atualizada para seus clientes, disponibiliza o WP SafePress, um sistema singular que salvaguarda e melhora seu site conjuntamente.

Por que a Hospedagem WordPress funciona melhor na MCO2?

A Hospedagem WordPress funciona melhor pois a MCO2 possui servidores otimizados para WordPress. A instalação de WordPress é diferente de uma instalação trivial, pois habilita imediatamente recursos como otimização de imagens e fotos, proteção da página de login, bloqueio de atividades maliciosas diretamente no firewall, cache avançado e HTTPS ativado por padrão. São recursos que potencializam seu WordPress para a máxima segurança e o máximo desempenho.

Este plugin dá para cada widget um campo de controle extra chamado “Lógica de exibição do widget” que permite que você controle as páginas onde o widget aparecerá. O campo de texto permite que você use as Tags condicionais do WP ou qualquer código PHP.

OBSERVAÇÃO: A lógica de exibição dos widgets que você introduz é diretamente passada para a função EVAL. Qualquer um que tenha acesso à edição de widgets terá permissão para adicionar qualquer código, incluindo funções maliciosas ou possivelmente destrutivas. Existe um filtro opcional ‘widget_logic_eval_override’ que você pode usar para ignorar o EVAL com um código próprio, se necessário. (Veja Outras notas).

The configuring and options are in the usual widget admin interface.

Configuração

À parte da lógica de exibição dos seus widgets, foram adicionadas três novas opções no rodapé da página de administração dos widgets (veja as imagens de tela).

  • Use a solução ‘wp_reset_query’ — Muitos recursos do WP, bem como os de muitos temas e plugins por aí, podem bagunçar as tags condicionais, como fazer is_home NÃO ser verdadeiro na página de posts. Isso pode frequentemente ser resolvido com uma declaração rápida da função wp_reset_query() logo antes dos widgets serem chamados e essa opção resolve tudo melhor do que ter que editar o código fazendo uma reordenação

  • Lógica de carregamento — Esta opção permite que você configure o ponto no carregamento da página onde a lógica de exibição dos widgets deve ser avaliada. Antes da versão .50 isso acontecia quando o gatilho ‘wp_head’ era acionado, isto é, durante a criação do HEAD do HTML. Muitos temas não chamavam a função wp_head, o que era um problema. A partir da versão .50 isso acontece, por padrão, tão cedo quanto possível, que é logo que o plugin é carregado. Você agora pode especificar estes pontos de ‘carregamento tardio’ (em ordem cronológica):

    • depois do carregamento do tema (gatilho after_setup_theme)
    • quando todo o PHP for carregado (gatilho do wp_loaded)
    • depois que as variáveis da query forem estabelecidas (parse_query) – este é o padrão
    • durante o cabeçalho da página (gatilho do wp_head)

    Você pode precisar atrasar o carregamento se a sua lógica depende da definição de outras funções, como por exemplo, no arquivo functions.php do tema. Inversamente você pode querer antecipar o carregamento para que a contagem de widgets seja calculada corretamente, por exemplo, para mostrar um layout ou conteúdo alternativo quando uma barra lateral não tem widgets.

  • Não faça cache dos resultados das lógicas de exibição dos widgets — A partir da versão .58 o código da lógica de exibição dos widgets só deveria ser executado uma vez, mas isso pode causar resultados inesperados em alguns temas, então esta opção está aqui para desabilitar esse comportamento. (O verdadeiro/falso do código será avaliado toda vez que o filtro sidebars_widgets for chamado.)

Escrevendo código lógico

O texto no campo ‘Lógica de exibição do widget’ pode ser um código PHP completo e deve retornar ‘true’ quando você precisa que o widget seja exibido. Se não há ‘return’ no texto, um ‘return’ implícito é adicionado no início e um ‘;’ adicionado no fim. (Isto é apenas para tornar declarações únicas como is_home() mais convenientes.)

O básico

Faça bom uso das tags condicionais do próprio WP. Você pode variar e combinar o código usando:

  • ! (NOT) para reverter a lógica, ex.: !is_home() é VERDADEIRO quando esta NÃO é a página de posts.
  • || (OR) para combinar condições. X OR Y é VERDADEIRO tanto quando X é verdadeiro quanto quando Y é verdadeiro.
  • && (AND) para tornar condições mais específicas. X AND Y é VERDADEIRO quando ambos X e Y são verdadeiros.

Existem vários ótimos exemplos de código nos fóruns do WP e nos sites WP pela internet. Porém o Codex WP também está cheio de bons exemplos para adaptar, como em Teste se um post está em uma categoria filha.

Exemplos

  • is_home() — somente na página de posts
  • !is_page('about') — em todo lugar EXCETO nesta ‘página’ WP específica
  • !is_user_logged_in() — exibido quando o usuário não está conectado
  • is_category(array(5,9,10,11)) — página de uma categoria que tenha um dos IDs fornecidos
  • is_single() && in_category('baked-goods') — post que está na categoria que possui este slug
  • current_user_can('level_10') — widget somente para administradores
  • strpos($_SERVER['HTTP_REFERER'], "google.com")!=false — widget para exibir quando clicado através de uma busca do google
  • is_category() && in_array($cat, get_term_children( 5, 'category')) — página da categoria que é filha da categoria 5
  • global $post; return (in_array(77,get_post_ancestors($post))); — Página WP que é filha da página 77
  • global $post; return (is_page('home') || ($post->post_parent=="13")); — página home OU uma página filha da página 13

Note o ‘;’ extra no final, onde há um ‘return’ explícito.

The ‘widget_logic_eval_override’ filter

Antes que o código do Widget Logic seja avaliado por widget, o texto do código do Widget Logic é passado através deste filtro. Se o filtro retornar um resultado BOOLEANO, ele é usado para determinar se o widget é visível. Retorne TRUE para visível.

Capturas de tela

O campo 'Lógica de exibição do Widget' em ação em widgets padrão.

O campo 'Lógica de exibição do Widget' em ação em widgets padrão.

The plugin options are at the foot of the usual widget admin page… <code>wp_reset_query</code> option, 'load logic point' and 'evaluate more than once'. You can also export and import your site's WL options as a plain text file for a quick backup/restore and to help troubleshoot issues.

The plugin options are at the foot of the usual widget admin page… wp_reset_query option, 'load logic point' and 'evaluate more than once'. You can also export and import your site's WL options as a plain text file for a quick backup/restore and to help troubleshoot issues.

Plugins semelhantes

One Click Demo Import
(73 avaliações)

Import your demo content, widgets and theme settings with one click. Theme authors! Enable simple theme demo import for your users.

WP Shortcodes Plugin — Shortcodes Ultimate
(5.865 avaliações)

A comprehensive collection of visual components for your site

SiteOrigin Widgets Bundle
(132 avaliações)

The SiteOrigin Widgets Bundle gives you all the elements you need to build modern, responsive, and engaging website pages.

Widget de revisão do Google
(1.558 avaliações)

Incorpore avaliações do Google de forma rápida e fácil em seu site WordPress. Aumente o SEO, a confiança e as vendas usando as avaliações do Google.

Black Studio TinyMCE Widget
(191 avaliações)

The visual editor widget for WordPress.

Widget Importer & Exporter
(116 avaliações)

Import and export your widgets.

Do mesmo author (WPChef)

Limit Login Attempts Reloaded (Limite de tentativas de acesso recarregadas)
(1.248 avaliações)

Block excessive login attempts and protect your site against brute force attacks. Simple, yet powerful tools to improve site performance.